Removendo associação de tipos de arquivos

Teoricamente toda evolução tende a melhorar algo que já foi feito. No caso de softwares a correção de bugs é inevitável, tanto para corrigir uma rotina que não funciona como deveria quanto para corrigir falhas de segurança.

Eu acompanho a evolução do Winodws há algum tempo. Já usei o Windows 3.11 (é, faz tempo e eu ainda nem tinha  computador), Windows 95 (bons tempos onde eu formatava o PC toda semana, meu Compaq Presário 2200 sofreu muito nas minhas mãos. Também foi quando comecei a acessar a internet), 98, NT (alguém ainda usa?), ME (me arrepio só de lembrar), 2000 e XP, enfim, tanto como usuária como suporte a usuários, tenho um pouco de conhecimento em cada um deles.

Particularmente acho que a Microsoft  entrou no caminho certo quando lançou a plataforma NT. Como era antes não dava para ficar mais. O conceito de sistema operacional Microsoft tinha que ser mudado para trazer mais segurança aos usuários e seus dados, coisa que o Linux já fazia desde seus primórdios. Mas se faz bem ou mal é uma outra história.

A questão é que algumas tarefas foram automatizadas, como a instalação de novos hardwares, busca de drivers na internet, melhor reconhecimento de dispositivos. Outras ficaram mais complicadas de serem realizadas.

Recentemente, por um descuido, eu acabei associando uma extensão de arquivo a um programa. Eis a minha surpresa quando fui procurar no Windows Explorer a opção para exclusão dessa extensão e não encontrei. Ok.. mais uma evolução de segurança, evitar que usuários, digamos, com menos conhecimento alterem as associações, mas para isso existem os administradores.

O Windows Vista e o 7 não possuem opção de desassociação de arquivos a programas. Para não precisar alterar o registro do sistema, procurei alguma ferramenta que pudesse fazer esta tarefa com mais facilidade. Encontrei o Unassociate file types, um aplicativo bem simples e rápido que apaga do registro a associação.

Basta selecionar a extensão desejada e mandar remover. Simples assim. Em dois cliques meu problema estava resolvido.

Para baixar o aplicativo acesse este link.

Fonte: winhelponline.com

12 comentários em “Removendo associação de tipos de arquivos”

  1. Hmm… como linuxer tenho que deixar meu protesto quanto à provocação no final do segundo parágrafo… rs… dúvida de segurança entre Unix e Windows?

    Brincadeira, Thais… não podia perder a chance de brincar.

    Não sabia dessa evolução no Vista e Win7, realmente mto necessária. Aliás, pelo que percebi no Vista, parece trazer uma lógica hierárquica de usuários mais segura que os lançamentos anteriores.

    1. Rs.. na verdade não é uma provocação, admiro o Linux e só não uso com mais frequência porque todos os aplicativos que preciso usar são for Windows. A crítica na verdade é para a Microsoft, que durante anos não se preocupou com a questão da segurança de dados.

      Evolução, evolução, pode haver controvérsias. Existe sim uma hierarquia meio confusa a partir do Vista, mas que tenho certeza que poucos sabem que funciona. Mas eu acho que é alguma coisa, os SO’s anteriores nem isso tinham, tudo era exposto sem nenhum controle.

      Obrigada pelos comentários!

  2. fala Thais..

    entao.. bons (ou pessimos) tempos aqueles… net discada, ICQ… era até injusto, nessa época tinha tempo p ficar na web, mas nao tinha uma internet boa.. fazer o que…

    Quanto a associação tenho uma boa ou péssima noticia: aqueles softwares de clean (regclean, ccleaner) costumam remover essa associação. pra mim isso é ruim, pois já passei por bons bocados por causa disso rsrsrs

    grande abraço

    1. Ah, eram bons tempos, vai… conheci muita coisa nova e fiz muitos amigos virtuais, que depois se tornaram reais.

      Concordo com você, programas que “limpam” registro são arriscados. Já cheguei a usá-los, mas sempre com muito receio. Por isso indiquei este outro, que apesar de não saber exatamente como ele “limpa” os dados do registro, acredito que só apague os dados da vinculação da extensão a um programa.

      E vale lembrar, um backup sempre é bem vindo!

      Obrigada pelo comentário!

  3. Eu estava na net a procura de uma ferramenta para esse tipo de coisa no Windows 7/ Vista e aqui encontrei exatamente o que eu procurava. Ele é rápido e objetivo!

    Também gostei muito da sua matéria deu até uma certa nostalgia.Bons Tempos!

    Meus Parabéns!

  4. Já tenho o programa,mas procuro o ficheiro que quero “desassociar” (.srt) e ele diz me “the specified file type is not registered in your system”
    alguém pode ajudar?
    Obrigada

    1. Olá, Deh.

      Isso quer dizer que não há nenhum registro de associação de programas com arquivos .srt, por isso a mensagem.

      .Srt são arquivos que contêm legendas de filmes, são arquivos textos que podem facilmente ser abertos no bloco de notas. Se você der um duplo clique no arquivo com esta extensão e o SO solicitar um programa, é porque ainda não há uma associação.

      Espero ter ajudado.

  5. Olá novamente,peço desculpa pela demora no feedback. O problema não é abrir as legendas,mas sim ao abrir o filme antigamente as legendas eram automaticamente associadas ao filme bastando ter exactamente o nome do filme, e assim tendo modificado o programa para abrir o ficheiro o filme já não vai buscar as legendas…e não consigo de maneira nenhuma dessassocia-lo do bloco de notas…espero que não esteja muito confuso o texto…obrigado

  6. Muito bom. Descobri a pouco q não da pra dessassociar (Sera q ta certo?) pelo modo antigo (winxp). Obrigado. Salvou-me!

Deixe um comentário

