Oracle Java 7 no Debian Squeeze

Já tem algum tempo que eu tento acessar o site do Banco do Brasil pelo Iceweasel do Debian Squeeze, mas por causa da versão desatualizada do meu Java eu não conseguia. Tentei, não com tanto empenho, encontrar uma forma de voltar a funcionar, mas como eu tinha uma máquina virtual Windows, sempre ficava para depois. Só que eu cansei de esperar a máquina virtual abrir, já tenho pouca memória no notebook e ainda ter que compartilhar com a VM estava complicado.

Não sei de onde vêm esses insights, coisa rara de acontecer comigo ultimamente, mas hoje, não sei porque, não sei como, resolvi consultar a versão do Vuze e percebi que o Java era antigo. Então dei uma “googlada” e encontrei este tutorial, que reproduzo aqui:

# echo deb http://ppa.launchpad.net/webupd8team/java/ubuntu precise main > /etc/apt/sources.list.d/webupd8team-java.list
# echo deb-src http://ppa.launchpad.net/webupd8team/java/ubuntu precise main >> /etc/apt/sources.list.d/webupd8team-java.list
# apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys EEA14886
# apt-get update
# apt-get install oracle-java7-installer

No site original, os comandos “echo” estão com aspas, mas eu tive que editar o arquivo webupd8team-java.list porque deu erro justamente por causa delas.

O pacote de 93MB para instalação é baixado direto do site da Oracle (lindo!). Então é só esperar e ser feliz.

Ah, e não se esqueça de desinstalar a versão antiga, da Sun (a loirinha aqui esqueceu e achou que tinha feito algo errado).

# apt-get remove sun-java6-*

Depois é só fechar o browser, no meu caso o Iceweasel, e aproveitar.

Para consultar a versão:

$ java -version
java version “1.7.0_07″
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.7.0_07-b10)
Java HotSpot(TM) Server VM (build 23.3-b01, mixed mode)

e do JavaC…

$ javac -version
javac 1.7.0_07

Tudo bem que eu só consegui fazer isso agora que tenho um notebook novo, com Windows 8. Mas não penso em abandonar meu pequeno STi que me atura há cinco anos.

debian-logo

E para quem ainda não sabe, dia 4 deste mês foi lançada a versão 7.0 do Debian, cujo nome é Wheezy. Já estou animada para trocar a minha. Mais detalhes no site oficial do Debian.

Deixe um comentário

