Resenha: As Esganadas

Ultimamente ando me interessando mais por best sellers, apesar da preferência pelos clássicos literários.

Graças às promoções do Submarino, tenho comprado livros bem baratinhos. Um deles foi “As Esganadas“, do Jô Soares.

As Esganadas

A trama nos leva ao Rio de Janeiro de 1938. Uma série de assassinatos, digamos, nada comuns, intrigam a polícia carioca. Esta, por sua vez, conta com a ajuda de um ex-policial português que, curiosamente, consegue identificar detalhes das cenas do crime.

Recheado de personagens extravagantes e nada comuns, o livro é para ser engraçado e chega a cumprir este papel. Mas uma coisa me incomodou profundamente.

Quem acompanha a carreira do Jô é capaz de identificar de cara seus traços na escrita. Como em suas entrevistas, ele insiste em se autopromover e evocar um passado que já não existe mais. O livro tem muito do saudosismo que o próprio Jô guarda dentro de si. Além, é claro, do uso de termos mais elaborados, que não chegam a deixar a história maçante, mas vêm a aumentar a certeza de que o autor gosta de todos os holofotes virados para ele.

Não consegui identificar muitos clichês na história, ponto positivo. Talvez por conta disso, o excesso de extravagâncias acabou me cansando. O uso de expressões em outros idiomas também é constante, outra característica do poliglota Jô, algumas, acredito, até desnecessárias. Me senti uma idiota em certas ocasiões, tendo que ser lembrada de que fulano era de tal país. Chato.

Uma obra é uma obra. O autor é outra coisa. Pode ser pela maciça exposição do Jô Soares à mídia que talvez eu consiga identificá-lo tão claramente no decorrer da leitura, ao ponto de não conseguir separar obra e autor. Confesso que a experiência não foi muito agradável, a tal ponto de repensar a possibilidade de ler outros livros escritos por ele.

É um livro que não fez diferença na minha vida.

Minha avaliação: 3

Uma consideração sobre “Resenha: As Esganadas”

Deixe um comentário

