Livros lidos em 2012 – parte 3

Esta é a terceira e última parte da minha pequena lista de livros lidos em 2012. Como eram muitos livros, o texto ficou grande, por isso dividi em três partes.

Se você não leu a parte 1, veja aqui.

E se você ainda não conferiu a parte 2, clique aqui.

19. A Hospedeira – Stephenie Meyer2

Stephenie Meyer não tem uma cota alta comigo por conta de Crepúsculo e derivados, mas tinha tanta gente falando dessa história que eu caí na tentação. Junta-se o termo ficção científica, tem-se uma armadilha perfeita para a pessoa que vos escreve. Mas eu acredito que um dia eu aprendo. Foi mais uma leitura que eu podia ter passado sem. Não sei se já sabia que viraria filme enquanto estava lendo, mas como aconteceu com “Cinquenta tons”, ficou aquela sensação de que Meyer escreve roteiros de filmes, não livros. Não vi o filme, nem sei se dá para fazer uma grande produção com essa história.

20. Raízes do Brasil – Sérgio Buarque de Holanda4

Saindo um pouco da ficção, Holanda faz de Raízes do Brasil uma análise da nossa história, procurando no passado justificativas para o que somos hoje. Devia ser um livro obrigatório em todas as escolas de ensino médio. Eu me vi em algumas páginas tão nitidamente que parecia que ele escrevia para mim. Obviamente a carapuça não serviu a todo momento. Não é fácil de ler, mas vale a pena.

21. Cinquenta Tons Mais Escuros – E. L. James2

Eu confesso, fiquei curiosa para saber o que ia acontecer com Gray e Steele. Também confesso que não comprei/emprestei o livro, feio, muito feio, só que não valia o investimento. É mais do mesmo, das mesmas repetições, do mesmo enredo, das mesmas situações, mais um loop, mesmos sentimentos.

22. Os Cinco Porquinhos – Agatha Christie4

O estilo de Poirot para resolver seus casos não é um dos meus favoritos, também não são todos os livros dele que me agradam. Mas este foi interessante, mais pelo mistério e pelas histórias entrelaçadas. Arrisco a afirmar que é um dos melhores livros da Agatha Christie.

23. Cinquenta Tons de Liberdade – E. L. James1

Gosto de sofrer, não é possível. A curiosidade foi maior que o meu sentimento de ofensa frente a um livro ruim. E este é pavoroso. Clichês demais, loops que agora parecem infinitos, começo a entender por que faz tanto sucesso, não há esforço mental nenhum, só uma leitura, outra que não deveria fazer parte desta lista.

24. O Velho e o Mar – Ernest Hemingway4

Para fechar o ano eu precisava de algo melhor, algo estimulante, que pudesse elevar o brio do meu lado leitor. Sofri com o velho, com sua pobreza, deu vontade de levar para casa, de cuidar, ouvir suas histórias. Me lembrou meu avô, resistente na fragilidade da idade e da doença. Aquela cabeça lúcida, de conversas interessantes. Melhor parar por aqui antes que a emoção volte.

Arf, arf, arf… respira fundo. Ano recheado, meta mais que cumprida. Em 2013 a meta aumentou para 24 livros, mantendo a quantidade do ano anterior. Com orgulho digo que antes da metade do ano já estou bem próximo de finalizá-la.

Nem todas as resenhas estão indo para o blog como eu gostaria, muitas por falta de inspiração. A meta para este ano, além de ler, é não comprar mais livros, focando nos que já tenho. Considerando os que o marido herdou da avó, tem muito livro na lista.

Vou repensar essa forma de publicar a lista, é a primeira vez que faço as micro-resenhas, não sei se o formato agradou. Juntas ficaram imensas, foi difícil até escrever. Coisa para pensar ano que vem.

Que tal começar uma lista como a acima e criar suas metas anuais? Ler é tudo de bom!

Uma consideração sobre “Livros lidos em 2012 – parte 3”

Deixe um comentário

