A socialização e seu custo

Quanto custa manter uma vida social?

Recentemente tive um momento de reflexão sobre este assunto. Em meu antigo emprego, eu trabalhava a maior parte do tempo em casa e a maioria dos meus contatos eram feitos pela internet. A interação com os cliente era pequena e não havia uma necessidade de estabelecer relações de amizade. Com o tempo elas surgiam, mas não eram obrigatórias, pois eles só me chamavam quando necessitavam de mim, não havia um convívio.

Depois de alguns anos nessa rotina, decidi voltar a trabalhar dentro de uma empresa. O convívio social aumentou absurdamente. Junto com ele vieram as festinhas, os encontros, happy-hours e afins. Resultado disso é que meus gastos com estas pequenas reuniões aumentaram demais.

Não é necessário sair da empresa. Um café compartilhado, uma rifa para angariar fundos para formatura, bingos, quitutes dos mais diversos, tudo a um preço muito baixo, mas que no final das contas fecham num alto valor, principalmente para quem não tem muito controle. Ainda bem que não sou desse tipo.

Esta situação faz parte do dia-a-dia, é o que permite um relacionamento além do que é exigido pelas funções da empresa. Participar tem seu custo, não participar também, pois perde-se a oportunidade de se conhecer melhor as pessoas com quem trabalhamos e, quem sabe até, fazer bons amigos.

Outro fator positivo é que as pessoas se tornam mais dispostas a ajudar aquelas com quem se identificam. Ou seja, se há alguém que não colabora muito com o seu trabalho, com um contato pessoal maior, pode ser que ela se sinta mais disposta a resolver seus problemas.

Esta situação é boa para os funcionários e para a empresa. Faz com que a interação aumente e as situações de atrito diminuam. No final todos saem ganhando, menos o seu bolso.🙂

Passado algum tempo nesta situação e tendo conhecido o outro lado, posso garantir que não pretendo voltar tão cedo ao home-office. Os gastos, se bem controlados, são mais que bem vindos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s