Retrospectiva literária 2014 (e 2015)

Desleixo total. Este é o termo que define a minha relação com este blog. Tomei um susto quando percebi que o último post foi publicado há mais de um ano e que falava exatamente sobre as metas de 2015. Como o próximo assunto seria uma análise anual do que foi proposto e realizado, bem como as metas para o novo ano, o blog por si só se fez um grande favor jogando tudo na minha cara. Eu mereço!😦

2014 foi um ano espetacular, em vários sentidos, inclusive na literatura. Apesar de ter voltado a estudar e continuar trabalhando, foram nada mais, nada menos que 48 histórias! Confesso que não esperava tanto, a meta era no máximo uns vinte, mas superei, e muito, as expectativas.

Já 2015 a coisa desandou. Os estudos começaram a exigir mais tempo e o trabalho, então, nem se fale. Com essa crise toda batendo na porta e algumas mudanças na minha vida, foi mais do que necessário conseguir trabalhar o máximo de horas possíveis para garantir o fim do mês. Resultado: míseros 13 exemplares lidos, número alcançado graças a uma trilogia lida na férias de fim de ano. Fiquei longe de completar a meta anual.

2014 foi o ano dos clássicos, uma vez que prometi a mim mesma que iria ler o que tenho na estante antes de sair por aí comprando novas histórias. A tentação foi grande, principalmente com a Amazon iniciando as vendas de edições impressas no Brasil. Só não sucumbi porque os preços dos e-books continuam altos, algumas vezes superando as impressas.

Então 2015 não seria diferente. Resisti bravamente e de livros novos só tenho os que ganhei. A única novidade ficou por conta do primeiro e-book que adquirimos na Amazon (comprado pelo marido, não por mim). Vergonha, eu sei, mas faz parte da meta também as edições digitais, por mais que meu Kindle amado, idolatrado, salve, salve grite por novas aquisições.

O resultado dessa privação foi que percebi o número de boas histórias que tenho em casa e não havia me dado conta. A maioria dos 4 e 5 estrelas estavam na minha estante há mais tempo do que eu possa imaginar. Grande desperdício!

Resenhas eu fiquei devendo, só consegui publicar duas. Mma nem é bem uma resenha, é mais uma crítica, porque eu simplesmente não consegui terminar o livro (está curioso? Leia aqui).

Os favoritos foram “Barba Ensopada de Sangue” em 2014 (virei missionária deste livro, rá!) e “A Revolta de Atlas” em 2015. Mas também foram meus queridinhos a série “Como Treinar Seu Dragão” (que eu só descobri que ainda não tinham lançado o último livro quando estava lendo o penúltimo e fiquei ó, muito feliz… #sqn) e “O Oceano no Fim do Caminho” (Neil Gaiman, sou sua fã! #beijomeliga).

Sem delongas, vamos aos escolhidos. Primeiro, registro uma desistência: O Homem que Matou Getúlio Vargas, do Jô Soares. (explico os motivos aqui). Foi minha última tentativa de ler alguma coisa escrita pelo Jô.

1 estrela

 

2014:

  • Passageiro para Frankfurt – Agatha Christie

Duas estrelas:

 

2014:

  • Inferno – Dan Brown

3 estrelas:

 

2014:

  • Moby Dick – Herman Melville
  • Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne
  • Uma Prova de Amor – Emily Giffin
  • O Apanhador no Campo de Centeio – J.D. Salinger
  • Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda – Howard Pyle
  • Luciano Pavarotti – Andrea Bocelli (cortesia Skoob)
  • Assassinato no campo de golfe – Agatha Christie
  • Carregando o Elefante – Alexandre Ostrowiecki

2015:

  • O executivo sincero – Adriano Silva
  • O Homem Duplo – C. J. Koch

4 estrelas

 

2014:

  • Vinte Mil Léguas Submarinas – Júlio Verne
  • Minority Report: A Nova Lei – Philip K. Dick
  • O Amante de Lady Chatterley – D. H. Lawrence
  • Nos Bastidores da Notícia – Alexandre Garcia
  • O Morro Dos Ventos Uivantes – Emily Brontë
  • A Dama das Camélias – Alexandre Dumas Filho
  • Quem ama, educa! – Içami Tiba
  • O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald
  • Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas – Kevin Tong, Jacob Grimm, Wilhelm Grimm
  • O Estranho Caso de Benjamin Button – F. Scott Fitzgerald
  • Cinco Semanas em Balão – Júlio Verne
  • O senhor do vento – Gabriel Requiém 
  • O Mágico de Oz – Lyman Frank Baum
  • Como Treinar O Seu Viking – Cressida Cowell
  • A Gaiola de Vidro – Colin Wilson
  • O Andar do Bêbado – Leonard Mlodinow

2015:

  • As Aventuras de Sherlock Holmes, Vol. 6 – Arthur Conan Doyle
  • As Aventuras de Sherlock Holmes, Vol. 7 A Pedra Mazarino – Arthur Conan Doyle
  • O Gato do Brasil – Sir Arthur Conan Doyle
  • Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker
  • Assim Falou Zaratustra – Nietzsche
  • A Revolta de Atlas, Volume II – Ayn Rand
  • A Revolta de Atlas, Volume III – Ayn Rand

5 estrelas

 

2014:

  • A Revolução dos Bichos – George Orwell
  • Como Treinar o Seu Dragão – Cressida Cowell
  • O Vento Pela Fechadura – Stephen King
  • Como Ser Um Pirata – Cressida Cowell
  • Como Falar Dragonês – Cressida Cowell
  • Orgulho e Preconceito – Jane Austen
  • Eu Sou a Lenda – Richard Matheson
  • O Presidente Negro – Monteiro Lobato
  • Clube da Luta – Chuck Palahniuk
  • Como Quebrar A Maldição de Um Dragão – Cressida Cowell 
  • Como Mudar Uma História de Dragão – Cressida Cowell
  • Guia Do Herói Para Vencer Dragões Mortais – Cressida Cowell
  • Um Certo Capitão Rodrigo – Erico Veríssimo
  • Como Navegar Em Uma Tempestade de Dragão – Cressida Cowell
  • Barba Ensopada de Sangue – Daniel Galera
  • Como Partir O Coração de Um Dragão – Cressida Cowell
  • Ladyhawke – Joan D. Vinge
  • O Menino do Pijama Listrado – John Boyne
  • Como Roubar A Espada de Um Dragão – Cressida Cowell
  • Como Pegar a Joia do Dragão – Cressida Cowell
  • Como Trair O Herói de Um Dragão – Cressida Cowell
  • 1889 Juvenil – Laurentino Gomes

2015:

  • Perdido Em Marte – Andy Weir
  • O Corcunda de Notre-Dame – Victor Hugo
  • O Oceano no Fim do Caminho – Neil Gaiman
  • A Revolta de Atlas, Volume I – Ayn Rand

Ufa! Agora saiu. Nos vemos em breve!

Deixe uma resposta

