Problema com Windows 10: botão Iniciar não funciona

Minha relação com o Windows 10 começou muito bem. O marido, que foi o primeiro a experimentar, reclamou de alguns problemas no laptop dele, mas eu, particularmente, não tive problema. Achei bonito e elegante, curti mais que o Windows 8.

Quando saí de férias, o PC do trabalho também foi atualizado. Até me surpreendi quando cheguei e estava tudo funcionando. Porém, ontem, ao tentar encerrar o sistema operacional, percebi que não estava funcionando o botão Iniciar. Achei que após reiniciar o problema resolveria. Só que hoje ainda estava com o mesmo problema.

Uso muito o botão direito do mouse sobre os ícones dos programas, Chrome, Terminal Service, enfim, era outra coisa que também não estava funcionando.

Já estava ficando incomodada com isso. Tentei reiniciar mais uma vez para ver se resolvia e nada. Então fui procurar e descobri que o problema é bem conhecido. Li muitos relatos diferentes de pessoas na mesma situação.

Como já faz algum tempo que isso vem acontecendo (alguns comentários eram de janeiro de 2015), muitas soluções foram propostas. Sinceramente, não me animei ao perceber que algumas pessoas só conseguiram resolver fazendo a restauração do sistema. Só de pensar me deu preguiça.

Outras alternativas foram sugeridas, como você pode perceber aqui. Mas as primeiras tentativas não surtiram efeito. Fiz o procedimento através da Power Shell, que me retornou vários erros, como outros já tinham avisado. Esse não funcionou, a princípio. Outra tentativa foi alterar manualmente o registro (também descrito no link acima). Reiniciei diversas vezes o Windows Explorer (sem reiniciar o PC) e nada de resultado.

Já estava desistindo, quando vi o comentário do Bryan Andrade Ribeiro. Aí resolvi testar. E ESSE FUNCIONOU!

Bem, eu acredito que seja este mesmo, porque após terminar o processo, conhecendo bem o Windows, resolvi reiniciar o sistema operacional todo. E lá estava o botão Iniciar de volta!

Abri o prompt de comando (usei como atalho o botão Windows + R para abrir a caixa de execução e digitei “cmd” sem aspas). No prompt, digitei o comando “sfc /scannow, também sem aspas. O Bryan, muito legal, explica direitinho o que esse comando faz:

 Explicação do que foi feito: = “O comando sfc /scannow verificará todos os arquivos protegidos do sistema, substituindo os arquivos corrompidos por uma cópia em cache que está localizada em uma pasta compactada em %WinDir%\System32\dllcache.”

O escaneamento do sistema demorou de 10 a 15 minutos (não lembrei de marcar), foi o tempo de tomar um café. Ao final, ele retornou a mensagem de que foram encontrados arquivos corrompidos e que estes foram substituídos. Reiniciei mais uma vez o sistema operacional e lá estava ele de volta, o botão Iniciar! Os ícones da bandeja do relógio voltaram a funcionar e o botão direito nos aplicativos da barra de ferramentas também.

Portanto, uma dica que dou antes de sair testando todas as opções: REINICIE O PC ENTRE CADA TENTATIVA!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s